quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fazendas Urbanas

Muitas são as opções para as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos tenham um pouco de natureza por perto. Hortas suspensas nas paredes, nas varandas, são opções viáveis e que garantem o cultivo de algumas espécies.
Com nome sugestivo, o projeto Food in the Sky -  ou Comida no Céu em português - está deixando os telhados de Londres verdinhos e incentivando a criação de fazendas urbanas. A cidade, assim como São Paulo, é uma cidade tão grande e movimentada, que parece sobrar pouco espaço vazio, mas é errado pensar assim. Só nos telhados dos prédios, por exemplo, são mais de três milhões de metros quadrados não utilizados. Aos poucos, boas ideias estão ocupando esses ambientes sem vida.

O projeto Food in the Sky foi o primeiro a lançar a moda da agricultura urbana, um conceito inovador que aproxima a produção de alimentos do consumidor. Em um telhado, que estava às moscas há 45 anos, hoje são cultivados temperos que depois são vendidos no supermercado. Do lado de fora, parece uma loja qualquer de uma rua movimentada de Londres. Mas a fazenda urbana é o lugar onde o cliente pode colher o alimento que quer consumir, direto da horta. De brinde, ainda recebe dicas de como plantar nas áreas cimentadas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário